Top DecoCoat é nova opção às tradicionais chapas de fotopolímero

Böttcher oferece nova opção para o uso das chapas de fotopolímero com base de poliéster ou alumínio

O produto BöttcherTop DecoCoat é uma evolução das chapas de envernizamento (coating plate) de fotopolímero, com base de poliéster ou alumínio. Isso porquê, além de destacável, também permite gravação a laser (DLE), o que significa propiciar maior riqueza de detalhes em aplicações decorativas. 

Essa chapa de envernizamento (coating plate) não é a mais indicada para aplicação total ou reserva, mas sim excelente para aplicação decorativa, pois funciona da seguinte maneira:

  • O suporte de poliéster usado nas chapas de envernizamento destacáveis comuns tem uma tendência a se soltar dos engates rápidos (fast clamp) ou de sofrer elongamento. 
  • Já a DecoCoat da Böttcher utiliza uma base de poliéster de 0,25 mm de espessura mais fina do que o padrão de 0,35 mm de espessura. Dessa forma, a chapa não se solta dos engates rápidos ou não elonga. Isso oferece melhor qualidade e segurança ao processo em que é utilizada.
  • Se comparado com as chapas de fotopolímero à base de alumínio, com um suporte de alumínio de 0,30 mm de espessura, elas também não se soltam dos engates rápidos ou elongam. No entanto, têm uma tendência a quebrar quando dobradas duas vezes, ou mais vezes, o que afeta seriamente sua reutilização para trabalhos repetidos, gerando maiores custos.
  • O suporte de poliéster de 0,35 mm usado no produto BöttcherTop DecoCoat oferece o mesmo desempenho de elongamento que o alumínio. Ele não se solta de engates rápidos, não elonga, nem se quebra quando dobrado várias vezes. Sendo perfeito para o uso no seu processo!

 

Comparativo da tecnologia de produção:

  • As chapas de fotopolímero usam a fotopolimerização como tecnologia de produção. Ela não permite perfis 3D ou etapas de relevo adicionais: pontos ou elementos positivos menores tendem a se soltar da base durante o envernizamento. 
  • Já a DecoCoat Böttcher, usa a Gravação a Laser Direta como uma tecnologia de produção, que permite perfis 3D ou etapas de alívio adicionais. Dessa forma, pequenos pontos ou elementos positivos são bem ancorados e não têm tendência a se soltar da base durante o envernizamento.

 

DecoCoat: a melhor alternativa às chapas de fotopolímero

 

Confira a qualidade do material de superfície utilizado:

 

  • Os fotopolímeros têm uma resistência limitada aos vernizes UV. Ou seja, os pontos ou elementos positivos imprimem maiores do que o esperado, devido a dilatação. 
  • Em contrapartida, a DecoCoat usa borracha EPDM, que oferece excelente resistência à dilatação dos vernizes UV. Eles imprimem com maior fidelidade de pontos, enquanto os textos negativos menores não tendem a fechar.

 

Outras características que as chapas DecoCoat oferecem:

Desenvolvidas para tiragens maiores, as DecoCoat oferecem maior capacidade de reutilização para trabalhos repetidos.

A borracha EPDM utilizada na DecoCoat é altamente resistente à abrasão. Assim, a chapa não se desgasta facilmente e as tiragens maiores podem ser feitas por uma única chapa. Para a reutilização em diversos trabalhos é excelente.

A borracha de superfície EPDM usada no DecoCoat oferece maior transferência de verniz do que os fotopolímeros: a transferência de verniz é excelente e a obtenção de maior brilho torna-se possível. 

Ocasionalmente, a DecoCoat requer menos camada aplicada para obter maior brilho do que as chapas de fotopolímero. 

 

DecoCoat: espessuras disponíveis:

As chapas de fotopolímero, à base de poliéster ou à base de alumínio, estão disponíveis apenas na espessura de 1,15 mm. Para gráficas que já usam chapas de envernizamento destacáveis de 1,35 mm, são necessários ajustes frequentes da espessura do calço.

Isso acontece ao trocar de uma chapa de fotopolímero para uma chapa de envernizamento destacável e vice-versa. O que não apenas oferece margem para erros, mas também é mais tempo perdido de forma dispendiosa. 

O DecoCoat está disponível, portanto, nas espessuras de 1,15 mm e 1,35 mm: para gráficas que utilizam chapas de envernizamento destacáveis de 1,35 mm. Os ajustes frequentes de espessura do calço não são mais necessários ao mudar de uma chapa de envernizamento destacável para uma DecoCoat e vice-versa.

 

Calços: versões disponíveis do produto

Está disponível, na Böttcher, o calço compressível em uma única peça para uso com as chapas de envernizamento, na versão não adesiva bem como na versão adesiva.

O produto possui várias espessuras, para ajuste correto, conforme as diversas especificações de rebaixo de guia existentes nos equipamentos.

Certamente, o calço na versão não adesiva, tende a ser a versão preferida quando são utilizadas chapas de envernizamento, com várias espessuras. Enquanto a versão adesiva, tende a ser a versão preferida quando a opção é usar apenas uma espessura de chapa de envernizamento.

Esse calço compressível sob a chapa de envernizamento (coating plate) é a garantia de trabalhar sempre com a altura total do calço adequado. Permite trocas de chapas de envernizamento rápidas e fáceis, evitando a deformação do calço.

 

Confira as características do calço:

  • O produto é produzido em PU (poliuretano) macio e perfilado, com propriedades compressíveis;
  • Se recupera rapidamente após cada NIP;
  • Otimiza a transferência do verniz;
  • Regula a pressão nas áreas de NIP;
  • Compensa irregularidades da espessura do substrato e da chapa de envernizamento;
  • Compensa as vibrações do rolo anilox;
  • Minimiza o acúmulo de tinta.

 

Leia mais sobre as chapas de envernizamento, que são tendência mundial: https://www.bottcher.com.br/blog/bottcher-dita-nova-tendencia-mundial-para-chapas-de-envernizamento/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Solventes: uso, tipos e segurança

Solventes: uso, tipos e segurança

Solventes são substâncias capazes de dissolver, suspender ou extrair outros materiais sem alterar quimicamente tanto o solvente quanto os materiais solúveis A Böttcher, com toda