Soluções para o alumínio; em direção a um futuro brilhante

Mais de 45 milhões de toneladas de alumínio foram produzidas em 2011, o dobro da produção do ano de 2000 e mil vezes a quantidade produzida em 1911. Isso porque, hoje em dia, o produto é usado em muitas aplicações novas: protege o conteúdo de uma grande variedade de materiais de embalagens e é material de destaque em muitas construções impressionantes.

O alumínio é ecológico, reciclável infinitas vezes e é um material à prova de corrosão. Ele ajuda a reduzir o peso de aviões e veículos motorizados, diminuindo o consumo de combustível e o impacto ambiental. A contínua otimização das propriedades únicas do alumínio leva à uma demanda cada vez maior por este material tão moderno, em todos os sentidos. Isso representa novos desafios à indústria de alumínio, para que consiga oferecer a capacidade de produção necessária, por um lado, e a recuperação sistematizada e os sistemas de reciclagem, por outro lado.

O Grupo Böttcher fica bem à vontade quando o assunto é a indústria de processamento de alumínio, porque se considera um parceiro global do setor, estando presente no coração de todos os processos: desde a mineração das matérias primas, passando pela fabricação de bobinas de chapas de alumínio até chegar à conversão do material em papel alumínio, embalagens flexíveis e latas de bebidas.

Esse conhecimento profundo da cadeia de processo é a base do entendimento sem igual que a Böttcher possui sobre as propriedades do alumínio e das exigências específicas de cada fase da produção e da conversão. A  Böttcher não apenas conhece essas necessidades, como também sabe das exigências que seus clientes fazem, podendo ajudar. 

Revestimentos de rolos: sob medida para cada etapa do processo

A produção de bobinas e chapas de alumínio envolve uma variedade de processos e maquinário diferentes, cada um com necessidade e desafios específicos. A seleção de materiais para rolos que se encaixem a tais exigências é fundamental para se obter processos de fabricação estáveis e possíveis de serem reproduzidos. 

Os rolos precisam manter sua estabilidade dimensional e de composição química, sua dureza e suas características, por meio de uma grande variação de temperaturas e ambientes químicos. 

Quando enxugar para eliminar o excesso de líquidos após desengordurar ou outros banhos, os rolos devem ser duros o suficiente para obter um resultado bom e equilibrado. Ao mesmo tempo, devem ser macios e flexíveis para não estragar ou marcar a folha de alumínio, ainda que estejam processando chapas de alumínio de poucos microns de espessura. 

A resistência química do material dos rolos contra óleos, vernizes e outros agentes é uma vantagem. Também em alta demanda estão superfícies que sejam, ao mesmo tempo, finamente estruturadas e mecanicamente robustas, de modo a não sofrerem danos causados pelos materiais que passam entre os rolos. 

A Böttcher desenvolveu uma grande variedade de compostos para rolos de borrachas e poliuretano altamente especializados para atenderem essas demandas diversas. Cada um deles foi desenvolvido no centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Colônia, na Alemanha. Todos os compostos de borracha são produzidos na fábrica própria, numa instalação de última geração para tornar mais fácil a todos os parceiros encararem os desafios que o mercado e seus clientes impõem a cada segmento.

Materiais otimizados para cada etapa do processo:

• Dureza entre 65 e 95 Shore A (para aplicações de verniz de 40 Shore A) 

• Resistente à temperaturas de até 200°C – ou mais, se necessário 

• Excelente resistência a óleos e outros produtos químicos Estabilidade e segurança no processo com velocidade máxima de produção 

• Estabilidade dimensional e dureza, mesmo em condições extremas 

• Propriedades de amortecimento de vibração em altas velocidades e maquinário antigo – nada de rolos “dançantes” Longevidade = tempo de parada menor e custo de manutenção mais baixo 

• Ótima resistência mecânica a marcas, cortes e rasgos 

• Alta estabilidade dimensional, dureza e superfície – importante quando se processa materiais finos

Os revestimentos de poliuretano da Böttcher para rolos para a indústria de alumínio são quimicamente extremamente resistentes aos óleos. Alta e longa estabilidade dimensional e dureza garantem condições estáveis da rolagem e vida longa aos rolos. Rolos de tração e frenagem, que funcionam mecanicamente sob altas cargas, duram significativamente mais com revestimentos com boa resistência a dilatação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados