Böttcher realiza ações de Segurança e Saúde no Trabalho

Na Böttcher, Segurança e Saúde no Trabalho é prioridade! Por isso, são realizadas, continuamente, diversas ações preventivas e de conscientização envolvendo nossos colaboradores, com foco nas questões que envolvem a saúde no trabalho e a segurança no trabalho.

Aproveitamos o Dia Mundial da Segurança e da Saúde, comemorado no dia 28 de abril, para apresentar um pouco dos projetos realizados na Böttcher.

Segundo a engenheira de produção, Joyce Ferreira, também presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e responsável pela gestão de SST (Saúde e Segurança no Trabalho), “a Segurança no Trabalho, na Böttcher, está em primeiro lugar”.

“A segurança e saúde no trabalho é, realmente, uma prioridade. Seja para comprar equipamento ou investir em uma nova ação ou solução que contribua para um processo de trabalho de um colaborador, temos amplo apoio”, garante Joyce.

Cumprimento das Normas Regulamentadoras (NR´s)

As ações de segurança no trabalho são especialmente realizadas pela CIPA, bastante atuante, composta pela presidente, um secretário e um cipeiro eleito, em conjunto com a gestão de SST da Böttcher.

Dessa forma, os membros que representam os colaboradores, estão sempre cientes de todas as NR´s que fazem parte do processo Böttcher.

De acordo com a engenheira de produção, que realiza a gestão dos assuntos relacionados à segurança juntamente com uma empresa especializada no assunto, “a Böttcher está por dentro de todas as normas regulamentadoras no que se refere à Segurança no Trabalho. Isso envolve documentações e treinamentos necessários”.

Segundo Joyce, a Böttcher atende também às NR´s voltadas aos produtos, como blanquetas, rolos e químicos.

“Pensando na segurança dos nossos colaboradores e atendendo a NR 12, diversas máquinas já foram adequadas e outras estão em fase de adequação, conforme plano definido”, explica.

Segundo a responsável, esse trabalho demanda um considerável investimento e mão de obra especializada, como engenheiros mecânicos, elétricos e de segurança. 

 

Confira outras ações realizadas por meio de um Programa Geral de Segurança:

 

  • Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 

A SIPAT é realizada, anualmente, com a participação de todos os colaboradores, quando são abordados diversos temas, por meio de palestras e brincadeiras, que tornam o conhecimento técnico a ser absorvido de forma lúdica. 

“Na Semana SIPAT, todos os setores são envolvidos e são abordados diversos temas, não só processos e uso de equipamentos de segurança, mas até assuntos administrativos e industriais”, explica a presidente da CIPA, que organiza o evento. 

  • Heróis da Segurança 

A ação visa conscientizar quanto à segurança e à saúde do trabalhador. A melhor ideia do ano, apresentada pelos colaboradores e avaliada pela equipe, é premiada. E a foto do herói vai para o Mural de Heróis que fica na sede da Böttcher, em Jundiaí.

  • DDS – Diálogo Diário da Segurança

O projeto incentiva a participação dos colaboradores em seus diversos setores, com os líderes e demais membros da equipe. Os assuntos abordados no DDS vão além de processos e máquinas. 

“Cada líder conversa com os demais colaboradores do seu setor. Fala da operação, mas também de saúde mental e qualidade de vida. É um encontro que visa a prevenção e envolve segurança e saúde”, explica Joyce.

Segundo a presidente da CIPA, toda sugestão é bem-vinda e avaliada. “Os colaboradores são estimulados a participarem, levando as suas sugestões aos membros da CIPA no dia a dia, no decorrer do ano. Muitas ideias são colocadas em prática e as que não são, recebem um feedback”.

  • Café da Manhã da Segurança

O encontro prioriza as histórias e experiências dos colaboradores Böttcher. O objetivo é que elas sejam usadas como lições no dia a dia para incentivar a segurança e a saúde.

“No Café da manhã da Segurança é realizada uma confraternização, que estimula os colaboradores a contarem experiências de vida, que pode ter acontecido dentro ou fora da empresa. Neste espaço, sempre é contada uma história ou experiência de alguém”, explica Joyce.

  • Nossas crianças

É um projeto de conscientização criado pela Böttcher, envolvendo os filhos dos colaboradores, com uso de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual). 

As imagens são veiculadas constantemente nos televisores internos da empresa, juntamente com a mensagem central: “Papai e mamãe, se cuidem, voltem para casa sãos e salvos!”. 

“O objetivo deste trabalho é que seus pais se protejam e não sofram qualquer acidente no trabalho, já que seu bem mais precioso os aguardam. Representa o motivo dele estar ali e se cuidar”, explica Joyce.

  • Micro-pausa 

As micro-pausas são paradas realizadas, a cada 2 horas, pelos colaboradores. Isso é feito para troca de estímulos, a fim de evitar LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho).

  • Equipe de Brigada de Incêndio

Os brigadistas são capacitados e os colaboradores recebem treinamento para o caso de ocorrências. Simulações de evacuação também são realizadas ao longo do ano. 

A Böttcher leva a prática preventiva muito a sério. Por isso, é realizado um treinamento em campo com simulação de evacuação do prédio e é obrigatória a participação de todos os colaboradores”.

  • Todos Somos CIPA

Todos os colaboradores Böttcher ganharam uma camisa para se lembrarem que cada um pode cuidar do outro. E, assim, todos ficam mais seguros!

Conheça mais a Böttcher

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados