Böttcher colabora com indústria da madeira para um futuro sustentável

A madeira é parte integrante da nossa vida em todos os ambientes e situações. Caminhamos, sentamos, dormimos e vivemos nos relacionando com objetos e móveis revestidos ou produzidos por este material. Isso inclui pisos e estruturas que envolve o nosso dia a dia em casa, no trabalho e no lazer. 

A madeira nos mantém em contato com a natureza e transmite calor, segurança e individualidade, já não existem dois pedaços de madeira idênticos. Ela está no centro da discussão sobre mudanças climáticas e danos ambientais irreparáveis: a demanda por madeira de alta qualidade compromete as florestas tropicais e as inúmeras espécies de aves e animais que lá habitam. Ao mesmo tempo, estudos científicos demonstram que, quando empregada como material de construção, pode reduzir significativamente as emissões de carbono e o impacto ambiental dos projetos de construção. 

Compartilhar o planeta e assegurar um abastecimento sustentável de madeira em todas as fases do seu desenvolvimento é uma tarefa que desafia a todos. Entre a ecologia e uma população global em rápido crescimento, que necessita de casas e móveis, a indústria de processamento de madeira enfrenta uma série de desafios.

Preservando o meio ambiente e, muitas vezes, criando empregos tão necessários em regiões rurais e subdesenvolvidas, a indústria da madeira cumpre uma função econômica, mas também social. Na qualidade de parceiro de longo prazo com alcance global, o Grupo Böttcher a ajuda a aceitar e vencer todos esses desafios.

Parceria Global na Indústria Moveleira

Na qualidade de maior fabricante mundial de rolos, a Böttcher desenvolve e produz revestimento de elastômero para rolos, especificamente customizadas, para atender as exigências do processamento de madeira. Todos os compostos de borracha são produzidos no centro de misturas, na Alemanha, para garantir uma qualidade consistente em qualquer lugar do mundo. A rede internacional de fabricação de rolos garante serviço local e tempo de espera curto. Dessa forma, a Böttcher tem capacidade para fornecer produtos e serviços em qualquer hora e lugar do mundo. 

A madeira é um material natural e, como tal, sujeita à diversidade e à irregularidade. Necessita de revestimento para rolos especificamente projetados para acomodar tais variações: diferenças na rugosidade da superfície e na espessura do material podem causar fricção e cargas mecânicas variáveis durante o processamento, levando ao desgaste prematuro dos rolos. 

Compostos especificamente projetados para serem ao mesmo tempo mais elásticos e mecanicamente robustos, neutralizam tais questões e prolongam a vida útil do rolo. Os rolos para envernizamento devem ser quimicamente resistentes aos diferentes vernizes e, ao mesmo tempo, aplicar uma camada uniforme. As bordas e os sulcos do revestimento são particularmente desafiadores: para garantir uma distribuição uniforme do verniz, o revestimento do rolo tem que se deformar e se adaptar à superfície desigual. Isso provoca um alongamento da cobertura de elastômero em certos lugares que com o tempo pode causar uma ruptura do material. O equilíbrio perfeito entre maleabilidade e resistência à tração é uma marca registrada dos materiais para rolos da Böttcher.

Rolos BöttcherTec: sob medida para cada etapa do processo

Cada etapa do processamento da madeira e a fabricação de móveis, revestimentos e materiais de construção apresenta seus próprios desafios. Em cada operação – serrar, lixar, colorir ou envernizar – os revestimentos de rolos devem ser projetados especificamente para suportar as exigências químicas e mecânicas específicas do processo. Os produtos químicos utilizados nestes processos podem atacar, envelhecer prematuramente e até mesmo destruir os revestimentos dos rolos. 

Desde o desenvolvimento do material para rolos até a realização de testes de compatibilidade em seus laboratórios, a Böttcher utiliza sua experiência e know-how para ajudar seus clientes a escolherem os revestimentos de rolos apropriados para manterem seus processos operando sem problemas. A dureza do rolo, a resistência térmica e o acabamento da superfície devem ser adaptados aos requisitos específicos de cada etapa do processo. 

Por exemplo, os revestimentos de borracha porosa para coloração estão disponíveis em uma variedade de estruturas e densidades de poros, garantindo a pressão e o volume de transferência corretos para cada tipo de material. 

Para ajudar na otimização do processo de lixamento, Böttcher oferece revestimentos para rolos em uma variedade de durezas e com diferentes gradientes no perfil de superfície. No caso dos revestimentos mais duros e gradientes mais acentuados, a remoção do material é maior, os rolos mais macios e os perfis mais lisos aumentam o efeito de alisamento e polimento.

Propriedades mecânicas dos revestimentos para rolos: 

• Os materiais de revestimentos para rolos BöttcherTec são bastante resistentes a desgaste e possuem vida útil muito superior aos outros rolos 

• Para aplicações especialmente difíceis (por exemplo, rolos dosadores) são desenvolvidos revestimentos em borracha dura e poliuretano 

• Acabamentos especiais de superfície garantem boa tração (importante para rolos de transporte, etc.) 

• Aditivos anti-envelhecimento tornam os materiais resistentes a ozônio e UV 

• Alta elasticidade, menos marcas nas bordas Propriedades químicas 

• Formulados para aguentar vernizes a base de água e óleo, corantes e outros químicos usados no processo 

• Superfície dos rolos não se torna pegajosa e permanece fácil de limpar 

• Revestimentos anti-adesivos para laminação 

• Revestimentos não mancham nem marcam a madeira Características Especiais 

• Opções especiais de perfis (por exemplo, Optiroller para dosagem e transferência precisas para envernizamento) 

• Revestimentos em borrachas porosa em uma variedade de durezas e densidades.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados