Têxteis: a trama do novo mundo envolve Böttcher

Usamos, diariamente, no mundo todo, produtos da indústria têxtil. Para vestir, pisar, nos locomover por meio de algum tipo de veículo ou nos sentar em estruturas mais sólidas. Desde o momento em que abrimos as cortinas, pela manhã, e nos vestimos, nos sentamos no carro para ir ao trabalho, pegamos um trem ou avião, até a hora em que nos aconchegamos entre os lençóis da cama, nos relacionamos com os produtos desse segmento.

O que a gente não reflete é que, por trás desses tecidos todos encontra-se um processo extremamente complexo, que envolve plantio, colheita, extrusão, fiação, tecelagem, impressão, corte e costura, além de distribuição da mais diversificada gama de materiais que se pode imaginar. Tudo isso impulsionado pela necessidade e  concorrência global. A indústria têxtil possui, no entanto, uma das maiores taxas de desenvolvimento de produtividade entre todas as indústrias. 

Nos últimos 30 anos, por exemplo, a velocidade dos teares de tecelagem aumentou dez vezes. No mesmo período, a quota de mercado das fibras sintéticas dobrou e atingiu 70%, dois terços desse volume provenientes da China. A pressão sobre os produtores de têxteis para inovar, racionalizar e especializar tem sido intensa e levou a uma nova estrutura global na indústria têxtil. 

Mas, hoje em dia, artigos de vestuário representa menos de 10% da produção do setor na Europa e na América do Norte, uma vez que os produtores – além de desenvolver e construir máquinas de fabricação e processamento de têxteis – mudaram para os mercados de tecidos para decoração e pisos e tecidos técnicos especializados. 

Para ajudá-los a alcançar esses objetivos tão diversos, os fabricantes de têxteis precisam de fornecedores que se comprometam com seus negócios tanto quanto eles próprios, como a Böttcher faz no fornecimento de rolos emborrachados e acessórios. Os processos modernos e de alta velocidade exigem materiais que tenham acompanhado a tecnologia e sido especialmente projetados para atender aos requisitos específicos da indústria têxtil.

Böttcher fornece produtos para o setor têxtil 

Há décadas, a Böttcher trabalha com clientes em todos os níveis de produção e processamento de tecidos para ajustar a performance dos materiais dos rolos de modo a responder às demandas cada vez mais exigentes da indústria. Habilidade tecnológica e equipamento de laboratório sem igual tornam possível desenvolver e produzir materiais que vão além das limitações de outros revestimentos convencionais de rolos. 

A Böttcher é parceira global da indústria têxtil e em suas 24 fábricas ao redor do mundo, produz revestimentos de rolos projetados para satisfazer os requisitos mais exigentes dos produtores de setor. A produção de compostos de borracha na fábrica central de misturas da Alemanha garante qualidade consistente em todo o mundo, enquanto a sua aplicação, nas fábricas locais, garante um serviço rápido e eficiente. Com um profundo conhecimento dos processos e experiência em todas as etapas da produção, a Böttcher oferece os melhores compostos para melhorar a eficiência do processo e a qualidade do produto de todas as empresas e fábricas parceiras.

Revestimentos de rolos é feito sob medida para cada etapa do processo

Na qualidade de maior fabricante de rolos do mundo, a Böttcher oferece uma ampla gama de produtos para ajudar em cada etapa da fabricação de têxteis, em qualquer área que seja a especialidade da empresa parceira. 

Desde bobinagem de fios, lavagem, tecelagem e tricô até a tintura e impressão, a Böttcher oferece revestimentos de rolos e “sleeves” revestidos de borracha especialmente desenvolvidos e que se destacam no que fazem. A experiência com elastômeros, combinada com seu know-how do processo de têxteis, permite que seja aproveitado, ao máximo, a potencialidade e recursos das máquinas e linhas de produção. 

Os revestimentos de rolos Böttcher são projetados e formados para manter a dureza, dimensões e propriedades elásticas, tanto quando operam em um processo úmido quanto em um seco, em ambiente ácido ou alcalino e em qualquer temperatura.

Camisas têxteis da Böttcher oferecem maior qualidade de impressão

Com as camisas de Impressão (sleeves), é possível aproveitar cada produto ao máximo, já que a impressão flexo é uma especialidade do grupo Böttcher. Durante décadas, a Böttcher fabricou e forneceu mais rolos gráficos do que qualquer outro fabricante de rolos no mundo. Isso se aplica a todas as áreas de impressão, mas nenhuma mais do que a flexografia. 

Com revestimentos de borracha especialmente formulados para gravação direta a laser (DLE), as camisas têxteis da Böttcher oferecem não apenas maior qualidade de impressão, como também menor tempo de preparo e uma longevidade muito maior do que os sistemas convencionais.

Conheça mais as características do rolos Böttcher para o setor têxtil:

  • A fabricação de têxteis envolve uma ampla variedade de produtos químicos: soluções ácidas e alcalinas para processos como dimensionamento ou mercerização, assim como uma variedade de corantes e tintas para decoração dos tecidos. Os rolos Böttcher possuem resistência química aos químicos do processo.
  • Em cada etapa que envolve a exposição dos rolos a esses produtos químicos, a borracha deve ser formulada de modo a resistir a quaisquer efeitos negativos, tais como dilatação ou encolhimento, endurecimento prematuro ou ruptura. 
  • A Böttcher tem instalações de laboratório de última geração que simulam todas as influências químicas no processo de fabricação de têxteis e garantem que os revestimentos de rolos que seu cliente parceiro recebe terão durabilidade e produtividade.
  • Seja em aplicações de tração ou de compressão, os revestimentos dos rolos são submetidos a pressão e ao atrito de fibras e tramas dos tecidos para testar e garantir a resistência mecânica aos desgastes. Boas propriedades mecânicas garantem que a superfície do rolo permaneça macia e uniforme. 
  • Boa resistência a cortes e marcas também amplia a vida útil dos rolos. É importante que os rolos tenham excelentes propriedades elásticas, permitindo-lhes acompanhar os processos e maquinários de alta velocidade de hoje em dia. 
  • A resistência térmica é necessária para consistência e vida útil. Em várias etapas do processo de produção, o tecido (e com ele os rolos) é submetido a altas temperaturas. Borracha com boa resistência à temperatura evita queima ou quebra prematura e estabiliza as propriedades da superfície do revestimento do rolo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados