Você sabe o que é uma blanqueta e como é o seu perfil construtivo?

Para entender qual é o perfil construtivo de uma blanqueta, é importante saber que ela é uma peça fundamental para garantir qualidade durante o processo de impressão offset. 

A blanqueta é uma manta constituída por uma base de tecido/tela ou poliéster, com uma camada superficial de borracha, que é fixada no cilindro porta-blanqueta da impressora. 

Ela tem o objetivo de transferir a imagem da matriz (chapa) para o suporte, ajudar a regular a quantidade correta de tinta, além de compensar as irregularidades do suporte. Outra função é a de absorver possíveis impactos, evitando danos ao cilindro. 

Podemos dividir o perfil construtivo de uma blanqueta em três grupos:

  • Camada superficial feita de borracha ou poliuretano;
  • Camada compressível;
  • Carcaça feita com lonas têxteis ou poliéster.

A camada superficial é composta por um elastômero retificado ou moldado, na maioria das vezes com borrachas NBR para impressões, com tintas convencionais ou EPDM para impressão UV.

A camada compressível é uma capa de borracha com células abertas ou fechadas, que ajuda a garantir uma pressão uniforme durante o processo de impressão. Ela também amortece as vibrações do sistema.

A carcaça é feita com lonas multi calandradas, que garante estabilidade e firmeza para a blanqueta ou até poliéster.

Qual a função da camada compressível nas blanquetas de impressão?

Nós conseguimos entender analisando a performance da blanqueta, em suas três áreas diferentes. São elas:

  • Parâmetros de printabilidade: geralmente é a garantia de uniformidade da pressão de impressão por toda a folha, em diferentes formatos e velocidades. Também controla o ganho de ponto, o registro e a abertura do papel durante o transporte;
  • Parâmetros de pressão: essa área é a compensação das tolerâncias geométricas e de vibrações, minimização da carga em diferentes componentes da máquina;
  • Parâmetro de maquinabilidade: é a resistência ao esmagamento através da variação de formato e espessura do papel, que garante em máquinas rotativas o controle perfeito da tensão da banda de papel.

Por isso, entender de blanquetas é entender da qualidade de impressão. Quem escolhe os produtos Böttcher, opta por segurança, produtividade e economia nos processos de impressão.

Blanquetas Böttcher, qualidade alemã com reconhecimento através dos prêmios Pinni e Graph Print!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados