Saiba para que borracha nitrílica e o composto EPDM são usados

A borracha nitrílica, que também pode ser chama de NBR ou Perbunan, foi desenvolvida em 1936, pela empresa Bayer, com o nome comercial “Buna”. 

Essa borracha sintética e resistente, inclusive à óleo, trouxe diversas mudanças importantes para o setor de rolos de impressão, principalmente no que diz respeito à composição dos rolos (feitos de gelatina) usados naquela época.

A borracha NBR é indicada para todas as aplicações onde a resistência à óleo é essencial, tanto com o processo de impressão de offset, realizado com tintas convencionais, quanto na indústria de metal, quando as bobinas embebidas com óleo protetivo são decoradas e transportadas.

Com os aditivos apropriados na mistura do emborrachamento, as borrachas NBR podem  ter a resistência necessária à ácidos para o processo de gravação por água, realizado em alta pressão em bobinas metálicas. 

A NBR tem uma boa resistência às altas temperaturas e também pode ser vista como um composto condutivo. 

Composto EPDM

A resistência do composto EPDM à produtos químicos é bastante eficaz. Esse tipo de borracha é muito resistente a ésteres e cetonas sendo, portanto, particularmente apropriada somente para impressão UV (acrilatos). É também utilizada para aplicações com tintas á base de solventes ou vernizes (MEK, acetona, entre outros).

O EPDM não precisa ser aplicado somente na impressão UV em Offset e na impressão de formulários contínuos. Pode ser também utilizado em outras áreas, tais como impressão para embalagens em rotogravura ou impressão flexográfica. 

Esse composto também tem o seu lugar garantido na produção de lâminas plásticas, devido à sua ótima resistência à temperatura, ao ozônio e pela resistência contra plastificantes polares.

É extremamente contra indicado para entrar em contato com óleos minerais, graxa ou petróleo, pois esse contato levaria a um inchaço imediato e irreversível, comprometendo toda a qualidade que poderia ser alcançada durante o processo.

Este texto ajudou você a entender um pouco mais sobre nossos produtos? Esperamos que sim.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados