Por que os “aromáticos” estão sendo banidos da composição dos solventes modernos?

Os chamados aromáticos são, na maioria das vezes, compostos por tolueno, benzeno e xileno. Antigamente, essas substâncias eram usadas em solventes à base de óleo de petróleo. Desde o “Brancheninitiative”, acordo comercial realizado na Alemanha, não foi mais permitido o uso de aromáticos em máquinas dos modelos fabricadas no ano de 1995 em diante. 

Isso porque os aromáticos são extremamente problemáticos, sendo principalmente prejudicial à saúde. Segundo pesquisas, o produto pode causar câncer ou sendo um dos principais suspeitos da causa de vários tipos da doença. Além do mais, a agressividade dos aromáticos causam dilatação nos rolos de impressão, ocasionando um distúrbio no processo de impressão e reduzindo a vida útil da rolaria. Ou seja, o produto compromete a saúde e também o uso dos produtos  Böttcher, colocando em risco a excelência das soluções nos processos dos maquinários me peças originais.

Para substituir o uso dos hidrocarbonetos aromáticos, os hidrocarbonetos alifáticos desaromatizados, que possuem um poder de limpeza tão bom quanto o dos aromáticos, passaram a ser usados nos novos solventes.

Restrições de substâncias químicas em solventes de lavagem:

·      < 0,1% benzeno, < 1% tolueno, < 1% xileno;

·      < 1% hidrocarbonetos aromáticos;

·      Nenhum hidrocarboneto halogenado;

·      Nenhum terpenóide;

·      Nenhum n-hexano;

·      Nenhum amino secundário ou amidos;

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados