Conheça a estrutura das blanquetas para uso nas impressões offset?

Os tipos de borrachas utilizadas na fabricação da borracha superficial que vão nas blanquetas Böttcher variam de acordo com sua aplicação. Existem composições específicas para cada tipo de aplicação. Para uso, por exemplo, com tintas convencionais é um tipo de borracha, já para tintas U.V é usada outro tipo, assim também acontece para as impressoras planas ou rotativas. Uma blanqueta Böttcher é também composta por várias camadas. Cada uma delas possui uma função específica. As mais comuns encontradas são:

  • Face ou camada superficial: é a parte da blanqueta que entra em contato com a forma e com o suporte durante o processo de impressão. Ela possui propriedades que permitem resistir a milhares de impressões, pois durante o processo sofrerá ação direta dos produtos utilizados. São eles: tintas, solventes, solução de molha e suportes. Além de resistir às ações mecânicas de contato e atrito com a forma e o suporte.
  • Camadas adesivas: são compostas por produtos feitos à base de borrachas sintéticas (elastômeros) e goma, que são depositadas entre as camadas de lonas. Sua função é unir as camadas da blanqueta.
  • Lonas: são formadas por tecidos confeccionados com fios têxteis. Tem como base a mistura de fibras de algodão e poliéster. A quantidade de algodão é maior devido à característica de maior maciez e resiliência que esse produto precisa ter para cumprir suas funções. A lona é o elemento responsável pela resistência à tração que as blanquetas devem possuir, para que quando forem tencionadas no cilindro, a borracha superficial não se deforme. A lona também tem a função de absorver possíveis impactos, ajudando a manter uma maior vida útil da borracha superficial, assim como a integridade do cilindro. Outra função da lona é ajudar a retardar a perda de espessura da blanqueta.
  • Camada compressível: a camada compressível das blanquetas tem por finalidade gerar maior compressibilidade, fazendo com que ela possa absorver impactos, como no caso de folhas duplas, sem ser danificada. A camada compressível também ajuda a superfície da blanqueta a se amoldar melhor na superfície de suportes ásperos ou com espessuras irregulares, melhorando a qualidade de impressão. Elas podem ser constituídas por uma borracha mais macia ou por uma camada de borracha com microbolhas de gás, que terão a função de absorver os impactos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados