Compromisso ambiental Böttcher contribui para ações ligadas à saúde de seus clientes

A sustentabilidade e ações ambientais não param nos portões das fábricas da Böttcher. Os produtos, desenvolvidos de forma sustentável, ajudam seus clientes a operarem de forma correta do ponto de vista ambiental e deixaren uma menor pegada de carbono. Dessa forma, o compromisso ambiental ajuda seus clientes a cumprirem suas próprias metas relacionadas às ações ambientais e saúde.

Confira alguns compromissos ambientais:

Redução entre 20% e 50% no consumo de solvente 

Com o Sistema de Lavagem Fácil, em inglês Easy Cleaning System (ECS) para os rolos com compostos emborrachados, o consumo de solvente pode ser reduzido entre 20% e 50%, dependendo do revestimento dos rolos de tintas utilizados. 

Além deste compromisso ambiental, o uso do sistema de lavagem automático de pano pode reduzir a quantidade de solvente necessária em até 60% em comparação com o sistema de lavagem por escova.

Redução do consumo de energia

Os compostos de rolos altamente elásticos estabilizam a temperatura da impressora em altas velocidades e permitem ao operador otimizar o potencial produtivo da impressora. 

Efeitos colaterais desagradáveis e desnecessários, como névoa de tinta, também são significativamente reduzidos. Estudos iniciais demonstraram que o uso desses compostos emborrachados contribuem para uma redução de energia de até 28%.

Como cerca de 30% do consumo de energia da impressora pode ser atribuído aos rolos, os compostos dinâmicos resultam em um impacto ambiental reduzido e uma conta de eletricidade mais baixa. Este é mais um compromisso ambiental Böttcher.

Redução de IPA também é foco

Menos 30% é a redução no consumo do IPA (isopropanol) dos clientes Böttcher nos últimos cinco anos.

A Böttcher tem como objetivo garantir a redução do isopropanol (IPA), necessário na impressão offset plana. Por isso, desde 1995, a empresa fornece rolos de molha adequados para a impressão sem álcool. 

Com o aprimoramento no desenvolvimento do aditivo de solução de fonte é possível a impressão com menos ou sem IPA.

Esses aditivos, atualmente, já representam quase 50% do volume de nossas vendas nesta área. A meta é que esta fatia aumente para mais de 80% até 2030, contribuindo significativamente para a redução do consumo de IPA. 

Nos últimos cinco anos, a Böttcher tornou seus clientes aptos a reduzir o seu consumo de IPA, em média, de mais de 30%.

Proteção aos clientes Böttcher: saúde e segurança

Quando desenvolve seus produtos, a Böttcher considera, não apenas propriedades funcionais, mas também o potencial tóxico ao usuário. 

Os produtos Böttcher permitem aos clientes uma melhor proteção à saúde de seus colaboradores. Dessa forma, facilita atingir mais rápido as metas corporativas no que diz respeito tanto à segurança do produto quanto à saúde e padrões de segurança.

  • Compromisso RoHS

Os revestimentos de borracha e de poliuretano Böttcher estão conforme a Diretiva RoHS. Os compostos de borracha são livres de ingredientes indesejáveis listados neste requerimento e, assim, atendem aos requisitos de uso na indústria elétrica e eletrônica.

  • Compromisso REACH

O regulamento REACH rege o registro, avaliação, aprovação e controle de substâncias químicas na Europa e, assim, garante um alto nível de proteção da saúde e do meio ambiente.

Todos os compostos dos rolos Böttcher e produtos químicos de impressão cumprem os requisitos dos regulamentos REACH e estão isentos de substâncias de grande preocupação (SVHC).

  • Livre de Butilglicol

Uma substância em discussão frequente no que diz respeito ao seu impacto na saúde é o butilglicol (2-butoxietanol). 

Devido às suas propriedades de dissolução altamente eficazes, o butilglicol é amplamente utilizado em solventes UV. Entretanto, há estudos mais recentes que mostram um efeito nocivo através da inalação dos vapores. Conforme a futura legislação, a Böttcher se antecipa e hoje, 75% de todos os solventes UV Böttcher vendidos no mundo, são livres de butilglicol.

Redução nas emissões

A redução nas emissões ajuda a proteger pessoas, plantas e ecossistemas. Já se sabe, inclusive, que os compostos orgânicos voláteis (VOCs) promovem uma nuvem baixa de ozônio, que irrita as mucosas, os olhos e o tecido pulmonar. Por isso, hoje, cerca de 70% de todos os solventes vendidos mundialmente atendem aos requisitos de baixa emissão para impressão offset. 

Como membro fundador da BG ETEM, que é uma iniciativa industrial para baixa emissão em impressão offset da qual a Böttcher participa desde a sua fundação, em 1995, a empresa promove a redução do nível de VOC na Alemanha em mais de 67%. 

Entre seus compromissos e ações pela sustentabilidade do planeta, a Böttcher apoia o Comitê Europeu de redução de emissões NEC 2016/2284.

Além disso, nossos químicos de impressão e produtos de manutenção são isentos de ingredientes particularmente nocivos, como nonilfenóis, NMP, hidrocarbonetos halogenados, terpenos, n-hexano e aminas/amidas secundárias.

Redução do estresse físico

Nas impressoras de grandes formatos, a posição de montagem não tem fácil acesso.

Rolos com eixos leves fabricados com compostos reforçados com fibra de carbono facilitam o uso e ficam em conformidade com as normas de manuseio de carga, que limitam o peso máximo permitido por pessoa em 25kg. Isso contribui para evitar danos ou lesões nas costas dos colaboradores.

Use Böttcher e colabore com a Saúde de todos e com o planeta!

Conheça mais sobre as nossas ações ambientais. Acesse a página com a Política Ambiental Böttcher: https://www.bottcher.com.br/politica-ambiental/

 

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados