Böttcher tem certificações que atestam rigor no trato dos químicos

A Böttcher iniciou suas atividades no Brasil em 2000 e possui fábrica local desde julho de 2014. Desde então, segue todos os critérios e padrões internacionais para manter seus produtos dentro do controle de processo rígido da sua matriz, na Alemanha, prezando pela segurança, saúde e higiene.

Com responsabilidade ambiental internacional e muito rigor no trato dos produtos químicos que manuseia para o preparo de seus produtos, a Böttcher mantém  o processo rígido.

Todas as etapas deste processo que a Böttcher adota no mundo estão sempre à frente das normativas de manuseio, armazenamento, transporte e expedição em relação ao Brasil e muitos outros países.

Esse rigor em todas as etapas pode ser comprovado por meio das Certificações Isega e Fogra, da Alemanha, que comprovam a qualidade e a segurança dos nossos produtos.

Böttcher já chegou ao Brasil inovando nos padrões internacionais

Pensando na segurança ocupacional e com o entendimento de que os produtos químicos eram extremamente agressivos para os usuários, a Böttcher chegou ao mercado brasileiro inovando e seguindo critérios rígidos de segurança, sempre atenta aos níveis de exposição e severidade, do ponto de vista da higiene e saúde.

A Böttcher promove esse movimento desde que veio para o Brasil, em 2000, atuando junto à indústria gráfica. A multinacional, líder mundial na fabricação de rolos com revestimento de borracha para impressão offset, com uma trajetória de quase 300 anos, contribuiu para o mercado a ter mais qualidade.

Por se preocupar com a saúde e a segurança, no manuseio e composição dos seus produtos, sempre esteve e ainda está na vanguarda em relação à legislação mundial, inclusive a brasileira.

Böttcher investindo em estudos e testes para melhoria dos seus produtos

A Böttcher Brasil sempre cumpriu além do que a legislação brasileira prevê, porque encara com seriedade o risco ambiental que pode gerar. Por ter essa cultura em seu DNA, tem colaboradores também ligados a esse conceito, de preocupação e responsabilidade quanto a controles e processos.

Isso faz parte da nossa rotina diária e envolve todos os produtos e soluções.

A Böttcher e seus produtos químicos passam pela fiscalização de vários órgãos públicos, como os órgãos ambientais, como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ligado ao Governo Federal e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Além disso, os produtos também passam pela fiscalização dos órgãos estaduais, como a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que verifica se os produtos estão sendo manuseados de forma correta quanto ao descarte, entre outras preocupações de segurança ambiental.

Todos os resíduos da Böttcher Brasil são destinados com documentação de Cadri e MTR, garantindo assim a correta disposição.

Solventes Böttcher: homologação Fogra

Para a homologação Fogra, os agentes de lavagens devem possuir tais características: ponto de inflamação superior a 55°C; teor de benzeno menor de 0,1%; tolueno e xileno conteúdo menor de 1%; teor de aromáticos menor de 1%.

Os produtos não devem conter as seguintes substâncias: hidrocarbonetos halogenados; terpeno; n-hexano e aminas secundárias ou amidas. Também não podem conter substâncias que estão associadas a riscos inaceitáveis à saúde dentro do conhecimento atual no campo da medicina ocupacional e toxicologia (ex: nonylphenole e seus derivados).

Soluções de Fonte Böttcher: Fogra e ISEGA

Para obter a homologação Fogra é necessário passar pelo teste de corrosão e não devem conter produtos agressivos. Estes são os pré-requisitos para cobertura no período de garantia da certificação. Os produtos Böttcher possuem a certificação porque estão dentro dos critérios rigorosos.

Os produtos Böttcher também possuem Certificado de conformidade ISEGA, destinado à impressão de embalagens para alimentos. O instituto certifica por meio de testes, pois tem a capacidade para trabalho analítico em celulose, papel e cartão, plásticos, embalagens, além de artigos de contato com alimentos, corantes, lacas, aditivos e outros produtos químicos.

Outras certificações internacionais: ROHS

Outra certificação internacional de conformidade que a Böttcher possui é o ROHS (Restriction of Hazardous Substances), uma diretriz europeia de restrição de uso de determinadas substâncias perigosas em aparelhos eletroeletrônicos.

O certificado RoHs, no entanto, uma diretiva ligada ao meio ambiente e se refere à restrição do uso de substâncias. Algumas delas são: chumbo (Pb), mercúrio (Hg), crómio hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), retardante de chama polibromobifenilo (PBB) e retardante de chama éter de difenilo polibromado (PBDE).

As certificações internacionais comprovam a preocupação em se enquadrar às normas mundiais de redução de riscos ao meio ambiente, garantindo mais segurança, higiene e saúde a todos, Isso envolve também os trabalhadores que manuseiam os produtos.

Importância das Certificações Böttcher

A Böttcher acredita que os certificados são fundamentais, pois atestam e validam a preocupação com a qualidade, normas de saúde e segurança. No entanto, não se trata apenas da preocupação ambiental. As certificações, portanto, cumprem diversos outros papéis.

  • O Fogra tem cunho técnico e o objetivo de não ocasionar danos às máquinas impressoras offset.
  • Já o Certificado ROHS tem também cunho de saúde ocupacional e é, muitas vezes, uma certificação exigida em cadeia, como é o caso do cliente exigir do seu fornecedor, a exemplo da ISO.
  • O ISEGA está especialmente ligado à segurança alimentar.

Entenda a importância da certificação FOGRA para os agentes de lavagem 

A certificação FOGRA é importante para todos os produtos químicos. O Instituto Fogra, localizado em Munique, na Alemanha, atua como um especialista independente.

Os rigorosos testes realizados lá garantem que não ocorram danos materiais nas máquinas devido ao uso dos produtos químicos de lavagem.

O Instituto FOGRA analisa também as formulações dos solventes que têm sido fornecidos pelos fabricantes, inclusive a Böttcher, conduzindo testes aleatórios nas gráficas. Com isso, elas têm a garantia de que estão usando um produto seguro e apropriado.

Com o certificado Fogra, a Böttcher pode provar aos seus clientes que seu produto químico segue as condições seguras e apropriadas de uso. Assim, os fabricantes de máquinas (impressoras gráficas) previnem reclamações por avarias.

Como funciona a obtenção do Certificado Fogra

Para obtenção do certificado Fogra, que atesta a qualidade dos químicos e seu manuseio apropriado, os produtos devem ser homologados pelo instituto e uma lista de recomendação é periodicamente publicada e é fácil de ser consultada por todos.

A Böttcher não vende, simplesmente, seus produtos, mas conhece as exatas necessidades das máquinas e dos processos, por isso, suas soluções fazem toda a diferença na qualidade dos processos de seus clientes.

Quais são os valores que a Böttcher usa para formular seus produtos químicos?

Ter produtos que desempenham alta performance e que não desagradam a saúde dos funcionários e o meio ambiente está entre seus principais valores.

Os rótulos Böttcher estão adequados tanto à legislação brasileira quanto às internacionais. Exemplo disso é que a companhia segue o protocolo do uso de rótulos com todas as informações claras e específicas na embalagem, com o descritivo de todas as ações.

Confira alguns desses procedimentos:

  • As informações sobre riscos, perigos, prevenção e manuseio de cada produto constam na FISPQ´S (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico). A FISPQ ainda informa os EPI’s necessários, recomendações para combate a incêndio, limites de exposição e primeiros socorros.
  • Todo fornecedor de produto químico é obrigado, por lei, a informar seu cliente sobre o que ele está adquirindo, armazenando e manuseando. Isso vai também para o rótulo do produto Böttcher.
  • Rotulagem, diretivas e normativas químicas da ONU = UN (pictograma de corrosivos). O que chamamos de purple book, deve informar a classificação por risco: de como manusear, transportar e armazenar.
  • A Böttcher coloca ainda frases com os riscos mais pertinentes. Ex: Pode ser fatal se ingerido.
  • Tudo é muito limpo na produção dos químicos e produtos Böttcher. São mais de 20 mil litros de produtos acabados produzidos por dia.
  • A empresa, com sede em Jundiaí, mantém um prédio somente para o processamento de químicos com isolamento de risco, piso impermeável e calhas de contenção para evitar a contaminação do solo e lençóis freáticos. Todo o resíduo vai para tratamento externo, incluindo a limpeza do piso.
  • Tudo o que é considerado resíduo contaminado é usado como combustível em fornos de cimenteira.
  • A Böttcher ainda separa o papelão e plástico do processo de reciclagem do que é contaminado. Todos recebem treinamento dentro desses processos de manuseio e descarte. Dessa forma, há diminuição dos resíduos, além de reutilização e reaproveitamento de produtos que impactam a produção.
  • Para a formulação dos produtos químicos são usados produtos mais amigáveis, mas há também substâncias perigosas, como os inflamáveis e alguns corrosivos no processo, usados para obter a performance, por isso o procedimento é sempre rígido, para controle de produção, segurança e garantia de qualidade dos produtos químicos.
  • Os ingredientes são homologados em conjunto com matriz na Alemanha. São efetuados criteriosos controles de qualidade, testes laboratoriais e em campo para garantir maior controle de produção e de qualidade. Existe um setor de rastreabilidade, tudo para garantir que haja qualidade mundial e responsabilidade local.
  • O shrinkage test (teste de imersão) é feito em Jundiaí, onde há um dos três laboratórios que possuem autorização de testar a compatibilidade da borracha com o químico. Isso se deve ao conhecimento técnico de profissional qualificado e estrutura física, que permite que seja realizado.
  • O processo dos produtos químicos funciona assim: A fábrica recebe a Instrução de Trabalho, que é uma receita. Realiza-se a dosagem e mistura dos ingredientes de acordo com a instrução, retira-se uma amostra para controle de qualidade, após resultado positivo no laboratório o produto é envasado e etiquetado.

 

Gostou deste conteúdo? Esperamos que tenha ajudado a esclarecer melhor sobre a importância das certificações para qualidade e adequações legais dos produtos. Conheça os produtos Böttcher: https://www.bottcher.com.br/#

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados