Alto desempenho para impressão em rotogravura e flexografia

A rotogravura e a flexografia oferecem muitas possibilidades na impressão moderna que exige alto desempenho, especialmente a rotogravura.

Este processo mantém velocidades de produção elevadas, bandas de papel super largas, acúmulo de temperatura reduzida, rolos de semicondutores de PU, além de rolos de tinta gravados a laser.

Em nenhum outro processo de impressão, os requisitos técnicos que regem as soluções e produtos utilizados são tão altos quanto na impressão em rotogravura.

A Böttcher defende o constante desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área de artes gráficas e, por isso, oferece o melhor em soluções para todos os processos de impressão.

Alta qualidade de impressão é o diferencial da rotogravura

A Böttcher Brasil desenvolve produtos para o processo de rotogravura há mais de 40 anos, oferecendo a mais alta qualidade de impressão, especialmente em artes complexas e quando usadas em grandes tiragens.

Além das aplicações de impressão editorial e para produtos do setor moveleiro, a rotogravura também é utilizada de forma crescente na produção de embalagens em papel/cartão e filme flexível, um segmento que a Böttcher atende desde 2020 no Brasil.

Flexibilidade sempre foi a maior força da flexografia

A flexografia é um processo de impressão tão flexível que imprime tudo! Com ela, você pode imprimir virtualmente qualquer substrato, desde o papel até filme plástico, além de metalizado, alumínio, tecido, papelão. É, mesmo, uma infinidade de materiais.

Seu sucesso se dá porque, independente do material, a concepção de grupo impressor é muito parecida, sem haver grandes alterações.

A flexografia é o único processo que permite que as impressoras imprimam todos os diferentes substratos usados atualmente na indústria de embalagens, segmento atendido pela Böttcher.

Especialmente devido aos avanços dinâmicos na tecnologia de impressoras e matrizes de impressão nas últimas décadas, os produtos impressos em flexografia estão agora no mesmo nível das embalagens produzidas em offset e rotogravura.

Em consequência disso, as combinações de flexografia e rotogravura ou flexografia e offset são encontradas cada vez mais frequentemente nas operações de impressão das embalagens atuais.

Rotogravura

  • Rolos pescadores ou entintadores

Usados para esse tipo de processo de impressão, os rolos pescadores ou entintadores Böttcher, para rotogravura, têm uma superfície especial gravada a laser, configurada com referência ao cilindro matriz de impressão, também à viscosidade da tinta e ao volume de transferência resultante.
Os perfis a laser patenteados são desenvolvidos em estreita colaboração com usuários de rolos de tinta.

  • Sleeves (Camisas)

A gama de produtos Böttcher para esse tipo de impressão inclui rolos de impressão, conforme os citados acima e os sleeves (também chamados de camisas).
Os rolos ou sleeves são utilizados como contra pressor, além do uso em sistemas com Assistência Eletrostática “ElectroStatic Assist – ESA”.

Graças à longa experiência no campo de elastômeros pretos para rotogravura com assistência eletrostática (ESA), a Böttcher desenvolveu compostos especiais de borracha azul para impressão ESA.

Além dos excelentes resultados do uso deste composto com sistemas ESA comuns, eles também apresentam boas propriedades de soltura (release). No caso do filme plástico, melhora seu processo de impressão.

O material especial Blue ESA, por exemplo, pode ser revestido em sleeves de base de fibra de vidro cônica, bem como eixos de metal para rolos clássicos.

  • Sistema ESA

Em impressão em rotogravura para embalagens, os revestimentos convencionais dos rolos de impressão são feitos de borracha EPDM, que é resistente a ésteres e cetonas (MEK, etc.). Na maioria dos casos, os rolos pressores ESA para a impressão de embalagens e editorial não são resistentes às tintas e solventes usados na impressão em rotogravura.

Neste caso, os rolos pressores, quando em uso, não entram em contato direto com a tinta, a resistência química, portanto, não é um requisito principal. No entanto, a limpeza e o manuseio correto desses rolos na indústria são muito importantes.

Na impressão em rotogravura com ESA, cargas lineares de 15 N/mm até no máximo 18 N/mm são regularmente usadas. Os compostos Böttcher são projetados para suportar essas cargas. Particularmente, na impressão em rotogravura de embalagens, os rolos pressores convencionais feitos de borracha devem suportar carga linear de até 40 N/mm.

Flexografia

A evolução na área de gravação direta a laser abriu novas possibilidades para a impressão flexográfica, garantindo mais qualidade e melhor relação custo-eficácia.
Muitos critérios decidem sobre o uso de matrizes de impressão contínuas, como o papel residual usado no início do processo, a precisão do registro e a velocidade de impressão, favorecendo a decisão de usar camisas (sleeves) gravadas a laser.
A Böttcher fornece rolos, camisas (sleeves) e muitos produtos que garantem a melhor otimização desse tipo de impressão.

  • BöttcherFlex Camisas (Sleeves)

Böttcher é parceiro confiável no fornecimento de rolos ou camisas (sleeves) revestidos com elastômeros para impressores e fabricantes de máquinas de impressão.
Desenvolvemos e testamos compostos de elastômero de borracha ou poliuretano em nossos laboratórios internos e possuímos nossa própria planta de mistura, projetada para a fabricação de elastômeros à base de borracha.
Dependendo das necessidades e requisitos, estes revestimentos são aplicados a eixos de metal ou CFRP (Plástico Reforçado com Fibra de Carbono) ou camisas de plástico finos.
Desenvolvemos estruturas especiais de “camisa” para todos os tipos de mandris e os produzimos em nossas fábricas próprias, no mundo todo.

A Böttcher oferece camisas com revestimento total “prontas para imprimir”. Uma tendência marcada a favor de camisas de elastômero gravadas a laser (Direct Laser Engraving – DLE) como chapas de impressão é evidente hoje em dia.

A tendência é atribuível, por um lado, a dispositivos laser de resolução cada vez mais elevada, utilizados na tecnologia DLE. Por outro lado, ao desenvolvimento contínuo da tecnologia de elastômeros para camisas e chapas.

Pontos ultrafinos e definição com até 100 l/cm agora podem ser realizados com gravação direta a laser.

  • Böttcher Flex Chapas DLE (Chapas de Borracha)

São chapas de elastômero que visam substituir as tradicionais chapas de fotopolímero. Elas possuem diversas vantagens, entre elas a possibilidade de gravação a laser, redução no fluxo produtivo da pré impressão e melhor transferência de tinta. São usadas para as camadas superficiais das Böttcher Flex Chapas DLE.

Com base em sua vasta experiência na fabricação de camisas flexo para o processo de Gravação Direta a Laser (DLE), os engenheiros da Böttcher desenvolveram compostos de borracha especiais para flexografia.

As propriedades exclusivas dos compostos os tornam ideais para a tecnologia de gravação a laser (laser CO2, YAG, Diodo), bem como para o processo de impressão flexográfica. Para YAG e laser de Diodo, nossos compostos pretos são necessários.

Estruturas muito finas podem ser gravadas com alta velocidade de gravação. Tendo excelentes propriedades de transferência de tinta, as camisas BöttcherFlex DLE são usadas em muitas áreas da flexografia, por exemplo, para o mercado de embalagens flexíveis.

Fabricado exclusivamente pela Böttcher, os compostos são misturados na planta de mistura Böttcher, uma das mais modernas usinas de mistura de borracha do mundo.

Em nosso laboratório, somos capazes de testar a compatibilidade química de compostos com quaisquer tintas e solventes usados. Além disso, também as camisas de base de fibra de vidro são fabricadas pela Böttcher.

  • BöttcherFlex Camisa Porta Clichê (PMS Cambium)

Geralmente, as camisas porta clichê são necessárias para as chapas de elastômeros e fotopolímeros como matrizes de impressão.

Com base em seus muitos anos de experiência em produção de camisas, a Böttcher desenvolveu a camisa porta clichê usando uma combinação especial de materiais.

As principais características das BöttcherFlex Camisas Porta Clichê são: alta resistência ao desgaste porque tem superfície de poliuretano e peso muito baixo porque usa uma espuma especial de alta resistência.

Possui alta estabilidade dimensional para longa vida útil; fácil montagem e desmontagem da fita adesiva; linhas de montagem axial e radial, bem como notches reforçados de metal.

  • Produtos de Limpeza Böttcher Flex

A limpeza da matriz após a gravação, bem como durante e após o processo de impressão, contribui significativamente para a qualidade final e vida útil.

Como resultado, a Böttcher desenvolveu também produtos de limpeza premium para flexografia.

As formulações são harmonizadas com nossos compostos e fornecem uma combinação ideal de eficiência de limpeza e máxima compatibilidade química.

  • Böttcherin Solvento

É um agente de limpeza diária para impressão flexográfica. Comercializado pronto para o uso.

Disponível para a limpeza da matriz de impressão (cliché ou sleeve/camisa), do rolo anilox, bem como das unidades de impressão de máquinas impressoras flexográficas que utilizam tintas UV.

  • Böttcher Pro AR

É um extrato de limpeza para impressão flexográfica à base d’água de uso diário.

Disponível para a limpeza da matriz de impressão (cliché ou sleeve/camisa), do rolo anilox, bem como das unidades de impressão de máquinas impressoras flexográficas que utilizam tintas à base d’água e solvente.

É um produto super econômico, que pode ser diluído em até 50% em água.

  • Böttcherin Creme Gel para limpeza de rolos anilox

É um poderoso e eficiente gel de limpeza profunda de rolos anilox em impressão flexográfica. O Böttcherin Creme remove resíduos de tintas secas à base d’água, base solvente e UV.

  • Böttcher Service

Com foco em P&D voltado ao cliente, suporte técnico e assistência mundial, a equipe é um fator importante da filosofia da Böttcher.

Nos laboratórios químicos Böttcher podem ser testados a resistência dos compostos rotagravura/flexografia com tintas, vernizes e produtos de limpeza usados por nossos clientes.

Atendemos todos os segmentos e processos de impressão

A Böttcher atende todos estes segmentos, que abrangem produtos de amplo consumo mundial, inclusive no Brasil. Somos líder na fabricação de rolos com revestimento de borracha para impressão nos processos de offset, dry offset, rotogravura e flexografia.

Também fornecemos camisas (sleeves), blanquetas e produtos químicos para os maiores parques gráficos e convertedores do mundo.

Os produtos Böttcher são reconhecidos como originais e utilizados pelos principais fabricantes de máquinas OEM (Original Equipment Manufacturer). Isso se deve à alta qualidade e excelência em todas as etapas dos processos que envolvem nossas soluções.

Atendemos diretamente mais de 60 mil gráficas em todo o mundo.

As soluções Böttcher e seu sistema Print Systems resultam em maior qualidade e rentabilidade, porque trabalham de forma compatível e equilibrada.

Leia mais sobre o assunto: https://www.bottcher.com.br/print-system/

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados