Böttcher pratica ações para cuidar do ecossistema e mantém Política Ambiental Internacional

A Böttcher do Brasil, filial da empresa multinacional alemã, que atua há quase 300 anos no segmento de artefatos de borrachas, sempre respeitou o meio ambiente e seguiu os compromissos da Política Ambiental Böttcher internacional.

Como fabricante líder de rolos e sleeves revestidos com elastômero, consumíveis para a indústria de impressão e embalagem e também compostos de borracha e corrimãos de escadas rolantes, a Böttcher carrega grande responsabilidade por um futuro que vale a pena viver.

A responsabilidade da Böttcher se estende às gerações futuras; compromisso como fabricante, com seus clientes e com a sociedade, como um todo.

A sustentabilidade é, portanto, parte integrante da política corporativa da Böttcher.

Uma abordagem holística e global nos permite basear as atividades na consciência dessa responsabilidade, no desenvolvimento de novos produtos, nas políticas e princípios de compras, nos processos de produção e em todos os aspectos da distribuição de produtos.

E não para por aí: pelo menos tão importante quanto a busca da sustentabilidade nos processos internos é o impacto ambiental que os produtos Böttcher causam nos processos de seus clientes.

Além da busca pela sustentabilidade e preocupação com o impacto ambiental, a Böttcher é fortemente engajada no desenvolvimento de produtos que desempenham um papel de apoio na redefinição de energia e mobilidade.

A Böttcher está convencida de que o desempenho econômico, a responsabilidade social e um tratamento cuidadoso e atencioso do mundo natural estão indissociavelmente ligados.

Nossa participação em iniciativas pertinentes e portfólio de certificações sustentam esta abordagem:

  • A Böttcher é membro da VEA Climate-friendly PMEs;
  •  Parceira na iniciativa climática das associações de imprensa e mídia;
  •  Membro fundador da iniciativa da indústria BG ETEM Low-Emission Offset Printing (Baixas emissões em impressão offset);
  • Membro da Associação Federal de Matérias-Primas Secundárias e Disposição de Resíduos.

 

A Böttcher ainda faz:

  • Gestão de energia de acordo com ISO 50001 (planta de mistura de compostos)
  • Auditoria de energia de acordo com ISO 16247 (plantas de Colônia e Leipzig)
  • Gestão de qualidade de acordo com ISO 9001

 

Na Böttcher, mantemos as linhas: Ecossustentável; Eco-Print e Eco-Tour

Conheça mais sobre essas linhas:

  • Linha Ecossustentável

A Böttcher, investe constantemente no desenvolvimento tecnológico para oferecer produtos cada dia com mais qualidade, excelência na prestação de serviços gráficos e respeito aos seus clientes e ao meio ambiente. São soluções integradas ao mercado que geram vantagens competitivas para quem as usufrui.

  • Eco-print

Produtos de alto desempenho demandam menor aquisição, menor necessidade de produção, extração de matérias-primas e geração de resíduos, diminuindo, dessa forma, o impacto ambiental.

Os rolos OEM Böttcher, equipamentos originais de máquina, são o exemplo clássico devido à altíssima vida útil, complementados pelos produtos químicos homologados pela FOGRA. 

Com baixo ponto de fulgor e emissões de compostos orgânicos voláteis (VOC) ou soluções de fonte e blanquetas hidrofílicas, melhoram a qualidade do impresso e contribuem para a redução ou até mesmo eliminação do uso de álcool isopropílico (IPA).

Rolos, Produtos Químicos e Blanquetas Böttcher: uma combinação que melhora sua produtividade, gera economia e contribui de forma positiva para o meio ambiente.

  • Eco-tour

Gestão logística responsável na distribuição de rolos, blanquetas e químicos com objetivo de reduzir rotas e consequentemente a emissão de poluentes na atmosfera, utilização de recursos naturais e diminuição do trânsito de veículos.

Os rolos emborrachados Böttcher são compatíveis com todo tipo de tecnologia de impressão offset, desde máquinas planas de pequenos formatos até máquinas rotativas de grandes formatos. 

São rolos em constante evolução para atender as demandas tecnológicas do mercado, aos aprimoramentos no desenvolvimento de novas impressoras e às exigências relacionadas ao impacto ambiental, entre outros.

Nosso Compromisso como Fabricante

Como parte integrante de nossas atividades de produção, nós, da Böttcher, monitoramos e questionamos constantemente os efeitos de nossas ações no meio ambiente. 

Tanto o impacto ambiental primário (energia, resíduos e transporte) quanto o secundário (embalagem do produto) são rastreados. 

A eficiência dos processos e atividades é verificada regularmente para melhorar de forma sustentável o desempenho ambiental geral da empresa.

Equilíbrio de CO2

As avaliações do ciclo de vida e os cálculos da pegada de carbono são preparados com base no Greenhouse Gas Protocol (GHG) como uma ferramenta de documentação reconhecida mundialmente. 

Como a contribuição de diferentes gases de efeito estufa (CO2, CH4 e N2O) para o efeito estufa varia, é necessária uma chave de conversão. Um equivalente de CO2 (CO2e) é a unidade de medida que torna comparáveis ​​os diferentes gases de efeito estufa. 

Nos termos do GEE, o CO2e pode ser classificado como direto,  indireto e de outras fontes externas. A soma deles compõem o que é conhecido como abordagem do berço ao túmulo.

Conheça o desenvolvimento de emissões de CO2 na Böttcher em todo o mundo

Nos últimos cinco anos, a Böttcher conseguiu reduzir as emissões de CO2 em mais de 16% para 53.300 toneladas em 2020. Essa redução de emissões corresponde às emissões de gases de efeito estufa de um carro que viaja ao redor da Terra 700 vezes. 

Essa diminuição constante é resultado direto de ações direcionadas: a combinação de processos de produção mais eficientes em termos energéticos, consumo de combustível otimizado de nossa frota de carros e caminhões e maior uso de energia renovável é responsável por grande parte da economia. 

Somente em 2020, a empresa conseguiu evitar 4.500 toneladas de CO2e como resultado. 

Os gases de efeito estufa foram reduzidos em 25% desde 2015 e agora representam um terço de todas as emissões. 

Os emissores de CO2e podem ser rastreados, principalmente, até a logística externa e a extração de matérias-primas para a produção de rolos e sleeves, consumíveis para a indústria de impressão e embalagem, compostos de borracha e corrimãos de escadas rolantes. 

A Böttcher atua de acordo com um plano abrangente ao longo de toda a cadeia de valor. 

Estamos em estreita comunicação com nossos fornecedores e prestadores de serviços em nosso esforço para melhorar os processos e reduzir conjuntamente seu impacto ambiental.

Conheça a Política Ambiental Böttcher

  • Atender às legislações e normas ambientais aplicáveis às nossas atividades, produtos e sistema de gestão ambiental;
  • Melhorar continuamente nossos processos, visando prevenir a poluição por meio de análises do nosso desempenho ambiental;
  • Treinar e conscientizar nossos colaboradores e prestadores de serviços sobre o nosso sistema de gestão ambiental, incentivando-os a tratar e consumir os recursos naturais e energéticos de forma a não exceder suas necessidades, mitigar a poluição atmosférica, reduzir a geração de resíduos, reutilizar e reciclar;
  • Exercer atividades de apoio à sociedade através de conscientização ambiental e responsabilidade social, com o objetivo de conservar o meio ambiente.

 

Leia mais no nosso site: https://www.bottcher.com.br/politica-ambiental/

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts relacionados